E que tal uma oficina literária para falarmos sobre DISCRIMINAÇÃO e RACISMO?

 



Por Carina Zduniak e Shaiany Fonseca


APRESENTAÇÃO DE TEXTO LITERÁRIO: DOM CASMURRO

 

 

ROTEIRO PARA OFICINA

 

Nome da oficina: O conforto da Burguesia frente aos movimentos escravistas e de segregação no Brasil: uma análise de Dom Casmurro

Apresentação da oficina: A oficina será desenvolvida na disciplina de história. Preliminarmente a leitura, iniciaremos com a atividade de contextualização do movimento escravista no Brasil, de modo a levantar informações, nível e fontes de conhecimento sobre a temática na perspectiva dos alunos. Seguida da atividade leitura dos seis trechos do livro onde há a menção da palavra “escravo”, bem como a leitura de três trechos do livro onde há a descrição de características físicas de Capitu, que não são referências da personalidade e que foram utilizadas como argumentos para culpar a personagem de traição. E por fim, os alunos serão divididos em dois grupos, onde elaborarão um jogo teatral, no qual, Capitu será uma militante contra a escravidão ou movimentos posteriores de segregação decorrentes desta e a favor da proteção dos trabalhadores, confrontando a origem de todos os bens, luxos e caprichos da família de Bentinho.

Público-alvo: Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Carga-horária: Serão utilizadas duas aulas de 45 minutos cada, sendo que o bate-papo interativo de ativação e a atividade de leitura serão desenvolvidos na primeira aula e o jogo teatral na segunda aula.

Objetivos da oficina : A oficina visa apresentar a profundidade da obra de Machado de Assis e impulsionar a criatividade dos alunos ao tentar recriá-la, dentro de uma tríade teatral: quem vê, o que vê, e o que se imagina, anexa ao contexto escravista. Dessa forma, também será possível tratar de um campo vasto, mas estruturado, que é resultado histórico, como fonte artística. (SCHWARTZ, 1992)

Dinâmica prevista para a realização da oficina:

Estruturação da sala para apresentação dos slides com o projetor (5 minutos).

Apresentação: Apresentação do tema da aula e das atividades a serem desenvolvidas na oficina (5 minutos).

Atividade de ativação (pré-leitura): Bate-papo com os alunos cujo tema será os movimentos escravistas no Brasil e quais as fontes de obtenção das informações apresentadas pelos alunos (10 minutos).

Atividade de desenvolvimento (leitura) : Essa etapa consiste na leitura (em voz alta) de treze trechos do livro Dom Casmurro, dentre os quais, doze mencionam as palavras “escravo/escrava/escravos/escravas” e três trechos onde são mencionadas características físicas de Capitu determinantes de sua personalidade ou mesmo para lhe imputar ações pelo personagem-narrador Bentinho (25 minutos).

Atividade interativa (fechamento) : Essa etapa consiste na elaboração de um jogo teatral, no qual os alunos desenvolverão uma ou duas cenas de teatro, de modo a apresentar uma releitura da obra com ênfase no combate aos movimentos escravistas da época ou combate dos movimentos de segregação posteriores à abolição da escravatura, protagonizados por Capitu, a qual será uma militante contra a escravatura e questionadora da origem dos bens adquiridos pela família de Bentinho e de outras famílias do bairro onde residem. A atividade terá o auxílio de dicionários para pesquisa de palavras cujo significados são desconhecidos pelos alunos (45 minutos).

Um convite à leitura : Leitura e anotações de palavras cujos significados são desconhecidos pelo leitor/aluno ou que dificultaram a compreensão no contexto aplicado, para posterior pesquisa no dicionário e releitura. De modo que possam ler, anotar aspectos importantes e observar outros fenômenos característicos da época e que justificam fenômenos sociais atuais, a partir da cultura escravista e atraso na abolição da escravatura no Brasil que favorecem determinadas classes e etnias ao longo da história (ao tempo do leitor).


 Materiais utilizados: Projetor, lousa branca, dicionário e caderno utilizado para a disciplina de história.

 

Referências bibliográficas:

 

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. 105 p. (Obras Completas. v. 1). Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action= &co_obra=1888>. Acesso em: 27 de fevereiro de 2022.

CHWARZ, R. As ideias fora do lugar. In: Ao Vencedor As Batatas, São Paulo: Duas Cidades, 1992, 4.ª ed.

 Este texto foi fruto da atividade aplicada na disciplina de Crítica Literária no curso de Letras- Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul, ministrada pelo Professor Valdir Prigol, o qual solicitou que desenvolvêssemos uma oficina literária a partir do livro Dom Casmurro.

A galera tá curtindo mais esses aqui...