E que tal uma oficina literária para falarmos sobre DISCRIMINAÇÃO e RACISMO?
Por Carina Zduniak e Shaiany Fonseca
APRESENTAÇÃO DE TEXTO
LITERÁRIO: DOM CASMURRO
ROTEIRO PARA OFICINA
Nome da oficina:
O conforto da Burguesia frente aos movimentos escravistas e de segregação no
Brasil: uma análise de Dom Casmurro
Apresentação da oficina: A oficina será desenvolvida na disciplina de história.
Preliminarmente a leitura, iniciaremos com a atividade de contextualização do
movimento escravista no Brasil, de modo a levantar informações, nível e fontes
de conhecimento sobre a temática na perspectiva dos alunos. Seguida da atividade
leitura dos seis trechos do livro onde há a menção da palavra “escravo”, bem
como a leitura de três trechos do livro onde há a descrição de características
físicas de Capitu, que não são referências da personalidade e que foram
utilizadas como argumentos para culpar a personagem de traição. E por fim, os
alunos serão divididos em dois grupos, onde elaborarão um jogo teatral, no
qual, Capitu será uma militante contra a escravidão ou movimentos posteriores
de segregação decorrentes desta e a favor da proteção dos trabalhadores,
confrontando a origem de todos os bens, luxos e caprichos da família de
Bentinho.
Público-alvo: Alunos
do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Carga-horária: Serão
utilizadas duas aulas de 45 minutos cada, sendo que o bate-papo interativo de
ativação e a atividade de leitura serão desenvolvidos na primeira aula e o jogo
teatral na segunda aula.
Objetivos da oficina : A oficina visa apresentar a profundidade da obra de Machado
de Assis e impulsionar a criatividade dos alunos ao tentar recriá-la, dentro de
uma tríade teatral: quem vê, o que vê, e o que se imagina, anexa ao contexto
escravista. Dessa forma, também será possível tratar de um campo vasto, mas
estruturado, que é resultado histórico, como fonte artística. (SCHWARTZ, 1992)
Dinâmica prevista para a realização da oficina:
Estruturação da sala para
apresentação dos slides com o projetor (5 minutos).
Apresentação: Apresentação
do tema da aula e das atividades a serem desenvolvidas na oficina (5 minutos).
Atividade de ativação
(pré-leitura): Bate-papo com os alunos cujo tema será
os movimentos escravistas no Brasil e quais as fontes de obtenção das
informações apresentadas pelos alunos (10 minutos).
Atividade de
desenvolvimento (leitura) : Essa etapa consiste na
leitura (em voz alta) de treze trechos do livro Dom Casmurro, dentre os quais,
doze mencionam as palavras “escravo/escrava/escravos/escravas” e três trechos
onde são mencionadas características físicas de Capitu determinantes de sua
personalidade ou mesmo para lhe imputar ações pelo personagem-narrador Bentinho
(25 minutos).
Atividade interativa
(fechamento) : Essa etapa consiste na elaboração de um
jogo teatral, no qual os alunos desenvolverão uma ou duas cenas de teatro, de
modo a apresentar uma releitura da obra com ênfase no combate aos movimentos
escravistas da época ou combate dos movimentos de segregação posteriores à
abolição da escravatura, protagonizados por Capitu, a qual será uma militante
contra a escravatura e questionadora da origem dos bens adquiridos pela família
de Bentinho e de outras famílias do bairro onde residem. A atividade terá o
auxílio de dicionários para pesquisa de palavras cujo significados são
desconhecidos pelos alunos (45 minutos).
Um convite à leitura : Leitura
e anotações de palavras cujos significados são desconhecidos pelo leitor/aluno
ou que dificultaram a compreensão no contexto aplicado, para posterior pesquisa
no dicionário e releitura. De modo que possam ler, anotar aspectos importantes
e observar outros fenômenos característicos da época e que justificam fenômenos
sociais atuais, a partir da cultura escravista e atraso na abolição da
escravatura no Brasil que favorecem determinadas classes e etnias ao longo da
história (ao tempo do leitor).
Materiais utilizados: Projetor, lousa branca, dicionário e caderno utilizado para a disciplina de história.
Referências bibliográficas:
ASSIS, Machado de. Dom
Casmurro. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. 105 p. (Obras Completas. v. 1).
Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=
&co_obra=1888>. Acesso em: 27 de fevereiro de 2022.
CHWARZ, R. As ideias fora do lugar. In: Ao Vencedor As Batatas, São Paulo: Duas Cidades, 1992, 4.ª ed.



