AGRADECER

 

Fonte da imagem: https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/gratidao-provada-por-estudos-de-harvard-que-faz-bem-para-o-cerebro

 

Fazer troca!

O que tem de errado nisso?

Nada, não é mesmo!

Desde que previamente estipulado e com claras condições, aliás já fizeram uma análise do quanto, por vezes, mesmo que sem percebermos, esperamos ser retribuídos pelo que fazemos? Ou mesmo nos sentimos na “obrigação” de retribuir alguém que nos fez algo bom, em “gratidão”? Aposto que este sentimento de dever de retribuir o agente executor gera uma expectativa de retorno ou mesmo ação vinculada a contraprestação, essa sensação é quase que unânime e involuntária na maioria dos brasileiros, se não na totalidade das pessoas sem muitas situações.

Onde isso começou?

Será que uma criança que nasce hoje e é ensinada que uma ação deve ter um fim em si mesma, sem vincular a outrem em contraprestação futura, desde que não acordado, ao ser inserida no atual contexto social, estará livre dessa situação? Ou, ao introduzirmos e interagirmos no mundo contemporâneo onde já existem tantas ideias consolidadas nas estruturas e organizações, tantos pensamentos enraizados na genética do que serve de alimento para o nosso dia-a-dia, se torna impossível que esta criança seja totalmente desprendida desses sentimentos.

Vou confessar aqui para vocês que uma das minhas maiores decepções na transição da juventude para a vida adulta foi quando pude enxergar o quanto vinculamos as nossas ações a concepções egoístas do passado, pois muitas vezes ao sermos beneficiados pela ação de uma terceira pessoa, nos vimos, inconscientemente, criando elos imaginários, para que estas pessoas tenham a sensação de que fizeram bem e certo, sem se arrependerem, gerando um sentimento de ruptura deste elo.

Ocorre que, sem perceber estamos alimentando uma cadeia de intenções, as quais são manifestadas em nossas ações, ditadas pela ação de outros. Tentar ocultar essa realidade não é viver em um mundo frio, sem o calor das imaginações dos contos ou ficção, que por suas vezes são a representação da realidade expandida de uma ou mais pessoas. Quando nos desvinculamos das ideias de “ter que agradar”, “dever de retribuir”, “contraprestação em agradecimento”, seja como for, elevamos a nossa mente a um estágio de riqueza espiritual, saúde mental, pessoal e coletiva, pois se substituirmos a visão limitada do “OBRIGADO” para “GRATIDÃO”, podemos compartilhar com mais pessoas aquilo que se obteve na ação a qual fomos beneficiados mental, energética e espiritualmente falando.

Parece complexo, mas não é! É só uma questão de praticar a liberdade da nossa mente, pensar conscientemente e por si só, não ficar com a expectativa da ação do outro em consequência da nossa, dentro do nosso mundo de possibilidades, isso é só uma armadilha e prisão, que parece dolorido ver, mas é o AMOR DE DEUS nos fazendo essência UNA pois se ficarmos fazendo troca de favores em contratos imaginários, onde as cláusulas contendo as obrigações e sanções estão especificadas na mente de cada um, beneficiando somente as mesmas pessoas ou vinculando estas, dentro das possibilidade que nossos sentidos são capazes de captar, nunca encontraremos as respostas que esperamos ou almejamos.

Em síntese, o OBRIGADO está relacionado a ação ou emoção de receber um favor ou algo “de graça”, ou seja, livre de qualquer ônus no ato, mas que só ganhou sentido no século 19 aqui no Brasil, na escrita e fala, mas apenas para expressar a ideia de quem um dia o indivíduo agraciado pelo favor retribuirá o favor, por este motivo, naquela época surgiu o termo ”obrigado a Vossa Mercê”, nada sai de graça, nada sai de graça na história de povoamento e colonização de nosso país, diferentemente dos outros países, assim explica o Professor Dionísio da Silva, da UFSCAR, na publicação de Carolina Fioratti no blog da revista Super Interessante.

Por outro lado, a GRATIDÃO, obtém um sentido maior e está ligada as ideias de graça divina, ser beneficiário de algo grandioso, que possui significado e valor que supera o que podemos mensurar, sentir ou prever materialmente. Dentro de minhas experiências aprendi com as professoras maravilhosas de minha família, que a gratidão é usada, geralmente, por pessoas que compreendem, agradecem e honram o papel do agente executor, mas que muito mais do que isso, abem que existem e existiram muitos outros fatores que contribuíram para aquela ação a qual foi agraciada, então a-gra-de-ce se colocando no seu lugar, na exata posição de beneficiário da teia que liga o todo e assim, cada vibração e intenção engrandece a vida como um todo, em especial a GRATIDÃO que é reconhecimento da manifestação da grandiosa que recebe, não de um mas de toda a egregora, assim processa e compartilha com o todo da melhor forma que pode, dentro da sua visão do que é bom, na oportunidade que lhe for concedida.

Agora vocês já sabem, para ser grato diga GRATIDÃO e libere energias e fluidos positivos, NÃO FAÇAM NADA ESPERANDO RECEBER ALGO EM TROCA, DESDE QUE MUITO BEM E CLARO ACORDADO, para não se vincularem as raízes da escravidão espiritual, mental e emocional. Agradeça sendo grato e não obrigado e recebam muito além do que as suas visões os permitem enxergar, pois a grandiosidade do cosmo criado por Deus se compreende em muitas mais coisas que a matéria captada pela visão humana pode expressar, pois é impossível mensurar as inúmeras possibilidades e combinações de ações que permitiriam o estado perfeito do agente executor em agir conforme a vontade ou necessidade do beneficiado, bem como as condições perfeitas de cada elemento formador do universo. A ti só cabe agradecer e compartilha o que lhe for proposto com o outro e assim, as condições e escolha deste o fará beneficiar outros ou não, mas ai quem decide nunca é você, mas quem sabe quantas vezes você não será beneficiado? Seja com a vida, com o ar que respira, com a saúde, com sua condição física, mental, espiritual, seja com mérito do sistema organizacional em que vivemos, seja com os aprendizados, que vem por inúmeros canais, então esteja atento, orai e vigiai.

 

AGRADEÇA – HONRE – RETRIBUA a DEUS manifestado no todo! Para uns Deus, para outros Energia, para outros sistema de vida… seja como for, faça sua parte, por onde for e estiver!

 A GRATIDÃO FAZ BEM PRA ALMA E PARA O CÉREBRO.

BEIJOS DE LUZ 💛💚💙💖

A galera tá curtindo mais esses aqui...